Confiança é algo para se merecer


Posso Ajudar?

Com uma década dedicada ao setor automotivo, nosso executivo de vendas Audi Porto Alegre, Guilherme Zandonai da Paz, encarou o desafio da área comercial se candidatando, aos 21 anos a uma vaga no Projeto Escola de um Grupo de Concessionárias. Na ocasião, ingressaram 400 aspirantes ao setor de vendas de veículos, no final somente 20 foram selecionados para atuar e Guilherme estava entre eles.

Foi durante esta experiência que nosso colaborador conheceu nosso gerente de vendas Ricardo Genz e como gente boa se reconhece, foi a convite da nossa liderança que Guilherme veio, enfim, após oito anos, em março de 2021 fazer parte da equipe Audi Top Car. O contrato veio durante a pandemia do Covid-19 e o setor vivia, na época, momentos de portas fechadas.

“Fui contratado e fiquei em casa por 15 dias, pedi ao Ricardo para ele me dar qualquer tarefa na loja, as pessoas nem imaginam como se sente um vendedor de sonhos que vive do contato com as pessoas. Felizmente o Ricardo me passou a administração dos leads e eu me senti de volta ao meu futuro”, lembra.

Como quase todos os meninos do planeta, Guilherme sempre foi um apaixonado por carros, trabalhar em uma marca como a Audi era um sonho do jovem que prestou serviço militar, iniciou a vida profissional em uma fábrica de parafusos e passou pelas marcas Renault e Jeep. Já no primeiro mês como vendedor de carros a surpresa de ganhar três vezes mais, motivou significativamente o jovem que, poderia unir paixão, carreira e reconhecimento financeiro.

Guilherme sempre se destacou em vendas em qualquer das marcas que trabalhou, mas vale lembrar o mês de outubro de 2022, não só pelos oito carros vendidos, ou pelo valor do faturamento que chegou a quase quatro milhões de reais, mas pelo formado da venda. Grande parte dela veio através de indicação.

“É como se uma chave virasse, a gente se dá conta que o segredo pode ser óbvio e sempre olho para o óbvio como especial. Ter contabilizado tantas vendas através de indicação é o reconhecimento da confiança e do relacionamento positivo estabelecido com o cliente. Não trabalhamos sozinhos e tudo precisa estar claro para quem compra o bem, faturamento dentro do prazo, entrega combinada e cumprida, acessórios instalados e funcionando. Minha maior preocupação é atender as expectativas do cliente, a configuração do produto. Muitas vezes prefiro aguardar ou encontrar uma solução do que forçar uma venda com características diferentes do que o cliente sonha. Mas não esqueço jamais da satisfação que vem embutida nos prazos, surpreender nesses prazos pode ser muito bom. Procuro explicar os processos, o óbvio precisa ser dito. Se o cliente te diz - tu não me falou isso – o vínculo é perdido e será preciso um esforço muito maior para reconquistar a confiança do cliente”, afirma.

Nas metas de futuro do Guilherme fica claro que seu objetivo é ser uma referência no setor. Formado em Gestão Comercial pela Uniritter, ele já pensa em um pós-graduação ou mestrado na área.

“Quando o cliente te consulta sobre modelos, mercado, conselhos isso significa credibilidade e só se conquista com o tempo e trabalho sério. A consequência disso é uma carteira fiel de clientes. Estou trabalhando para ser um fornecedor de informações de mercado para o público premium. Para conversar com este perfil de cliente é preciso ser mais que um excelente vendedor, então tenho me dedicado a entender os mercado, minhas leituras tem se voltado para finanças, economia e investimentos”, diz.

 

Quem não conhece o Guilherme acha que ele é sério, tímido, retraído. Muito pelo contrário ele é tranquilo, leve e muito alegre. Se tem uma característica verdadeira do Guilherme é o seu otimismo e disposição. Ele é daquelas pessoas que sempre olham o copo meio cheio e se precisar de alguém para uma dura empreitada, ele é a pessoa certa.

Filho de dona Luciana, técnica de enfermagem, uma mulher espiritualizada que já viu muito da vida e entende o estágio de cada pessoa neste planeta, sempre com a crença de que algo melhor virá, foi dela que ele herdou o otimismo. A vontade de fazer e se comprometer veio do pai Glauco, representante comercial que sempre mostrou ao filho que valor, retidão e palavra eram o melhor contrato.

Natural de Sapucaia do Sul, ele é o mais velho de quatro irmãos, Natália (29), Bernardo (16) e Vinícius (9). Casado com a Priscila e pai da mascote Jade, uma felina que ajuda amolecer, ainda mais, o coração gigante do Guilherme. Nas metas pessoais, um trabalho voluntário com pessoas em vulnerabilidade social. Ele jamais passa incólume pelo Viaduto da Salgado Filho, seu olhar sempre se detém no belo trabalho que pessoas bem intencionadas executam por ali com os moradores de rua.

Se aprendeu algo nessa vida...

“Nas negociações, sei que é preciso perguntar mais, buscar mais informações, ter garantias. Nem todas as pessoas são corretas, ou agiriam como eu numa negociação. Algumas vezes saí no prejuízo por confiar demais, nem todos merecem nossa confiança, esse é um requisito que é preciso merecer. Mas carrego comigo a certeza que por onde passei fiz amigos de confiança, não carrego nenhuma memória negativa e tenho certeza que não deixei lembranças ruins em colegas e líderes e esse sentimento é o que me faz acreditar que estou no caminho certo”, finaliza.